- Objetivando a sociedade ideal

GOAL IN START

Foi menos que uma semana, mas pudemos participar todos juntos. Havendo os profundos e os rasos, deve haver diferentes impressões. Mas sem tomar como formatura, foi dado o primeiro passo para o Kensan.

Sem ser o fim, é o começo da vida de Kensan.

Mesmo contentes por ora, dizendo que foi bom, que entenderam, os problemas vão começar a surgir um atrás do outro em diferentes formas. Nestas horas, existem muitas pessoas que ficam com sentimentos escuros, sem saber o que aconteceu, pensando que tinham entendido naquela hora, que tinha sido tão bom naquela hora. Isto é muito natural e em qualquer que seja a situação, qualquer que seja a coisa para se fazer, é fazer Kensan se posicionando no Zero e ir fazendo Kensan vendo "como será que é na verdade"? Principalmente na hora que pensar "isto é bom" ou mesmo "aquilo não pode", não definir apressadamente como bom ou ruim. Quando pensar que é ruim e obviamente também quando pensar que é bom, voltar a posicionar-se no zero, três, quatro vezes, pensar, pensar, e sem nunca definir, fazer com sentimento de experimentar como sendo algo do estágio atual.

Quando enxergar os atos e palavras dos outros como não bons, ou quando senti-los duvidosos, antes de tudo se conscientizar do próprio baixo nível, ter autoconsciência de que sou um eu incapaz de julgar como bom ou mal, não ter sentimento escuro em qualquer que seja a situação, e fazer Kensan voltando a ser claro e alegre.

Quando não é possível entender ao pensar sozinho, perguntar para as pessoas ao redor. Ou então, deixar este problema de lado por ora, mudar o humor, e se libertar deste problema por um momento. Sem ficar tendo por bastante tempo os sentimentos escuros ou sentimentos de raiva, ir acumulando experiências de como ir apagando estas emoções mais rapidamente.

Quando pensar como se os outros fossem os errados, não expor pela boca precipitadamente. Refletir a minha imaturidade que pensa assim. Em todas as coisas, posicionando-se no zero, e indagando "como será que é na verdade ?", vamos sempre e sempre em seqüências de Kensan.

Vamos construir um mundo bem habitável de verdade !

Sendo chamados de várias formas aqui, devem ter percebido inúmeros pontos; mas a minha verdadeira felicidade, não é só minha. Se todas as pessoas da sociedade ao redor não se tornarem felizes...

Ao mesmo tempo em que vamos praticando isto, nas palavras, nos atos, em todas as coisas do cotidiano, mesmo nas pequenas coisas, e assim nos fazendo leves, alegres, cheios de prazer, saudáveis e corretos, acho que o que não devemos esquecer, nem por um instante, é de ir alcançando rapidamente a sociedade ao redor.

Depois do Tokkou, não tem mais raiva, ficou amigo das pessoas ao redor, ficou bom em fazer negócios, a doença que tinha até agora ficou leve, curou-se, etc. Ao começarem a contar, são inúmeras as coisas que aparecem no mundo do coração e no mundo dos fenômenos, coisas percebidas, e pode até se dizer que são somente coisas que estão assim, sem serem percebidas. Mas se estagnar estes efeitos somente a si mesmo ou a uma parte do seu redor, não estender a outros e não começar a construir um mundo verdadeiramente bem habitável, isto também é egocentrismo, e pode-se dizer que é aparição do "só eu", de lucros só para mim, desejos só para mim.

Vamos avançar para frente, sempre conscientes deste movimento, sem condenar uns aos outros, sem criticar e sem parar, para todos poderem ser assim e sermos felizes juntos o quanto antes.

Juntando o coração, a força e a inteligência de todos

O que gostaria de tomar cuidado aqui é que no mundo do egocentrismo, do desejo só meu, e do lucro só meu, ao levar as coisas de forma nua e crua, muitas vezes, acontecem os efeitos contrários. Além das pessoas não se aproximarem, acontece também de terem mêdo, detestarem, e se tornarem grandes obstáculos. Por isso, mesmo nas ocasiões em que forem sugerir para as pessoas, fazer bastante Kensan cuidadosamente sobre o uso das palavras, postura e os métodos, e levar à ação, ouvindo sinceramente, também os métodos hábeis dos que já estão na frente.

Significa que, se avançar uma pessoa, eu mesmo me aprofundo esse tanto, e se avançar duas pessoas mais esse tanto, e sem estagnar dizendo que fracassou, sem se recuar, melhorando os métodos e posturas, usando de todos os meios e métodos, vamos construir um mundo sem ameaça mútua, que todos podem viver amigos de mãos dadas, com alegria e com prazer.

Os atos de condenar os outros, ou condenar as coisas como as operações da Associação, em geral, comprova a baixeza do nível de si mesmo. É um ato de ir desmoronando com as próprias mãos o chão onde pisa, da construção de um mundo que eu posso viver bem. Mesmo que não chegue a condenar, mesmo as críticas, ou mesmo usar palavras de "não entendo, é uma dúvida", para as pessoas que ouvem, são facilmente tomadas como se fossem condenações. Vamos refletir repetidamente com calma, que é a menos perceptível grande revolta contra a felicidade de todos.

Vamos juntar a inteligência, força e coração de todos, e vamos ser todos felizes o quanto antes.

Vamos construir um mundo verdadeiro.

Vamos eliminar do mundo inteiro o quanto antes, todas as idéias de teimosia - apego aos próprios pensamentos

Mesmo coisas que aos meus olhos pareçam contrárias ou erradas, não se deve lançar palavras de comentários, críticas e condenações, e ao pensar assim, antes de tudo, examinar se sou alguém que posso comentar, criticar ou condenar.

As idéias dos homens são teimosas. Ao nascer, provavelmente não eram tanto, mas vão entrando cada vez mais idéias, e mesmo que examinem repetidamente, dezenas de vezes, usando essas idéias como parâmetros, o resultado sempre sai o mesmo e se enganam dizendo que "-Não deve ter erro, já que por mais que examine o resultado é sempre o mesmo". Será que não se deve começar as coisas, primeiro reexaminando na posição zero, as próprias idéias que servem de base para examinar as coisas ?

As teimosias dos outros são fáceis de enxergar, é até fácil de enxergar como teimosias, as coisas que não são teimosias. Mas assim como não se percebe o cheiro do próprio corpo, não se percebe as próprias teimosias. E mesmo que tenha só um pouco de idéias teimosas, quem se prejudica é o próprio, e acaba estendendo as suas influências até às outras pessoas.

A verdadeira felicidade se consegue somente quando acabar em primeiro lugar, com as próprias idéias teimosas, de lucro só meu, de desejo só meu, e sem parar só nisso, ao eliminar em absoluto do mundo inteiro as teimosias, lucro só próprio, e apego aos próprios pensamentos.

Se não acabar com a teimosia e o apego aos próprios pensamentos, é algo que no fim sou eu mesmo quem vou sofrer.

É algo sem amizade, e que as pessoas com pessoas, não podem viver num mesmo mundo.

O broto da infelicidade é algo que vai crescendo e se estendendo a partir daí.

Vamos tomar como o começo de tudo, acabar com os apegos aos pensamentos próprios obviamente, mas além disto, acabar com os apegos aos próprios pensamentos do mundo inteiro.

Vamos expandir logo isto, o mais rápido possível. Que tal ?

-15/03/1961-Miyozo Yamaguishi (exposição verbal)