4. Em relação às críticas condenatórias de eu estar poupando a apresentação das técnicas



Pelo exposto anteriormente, estou evitando apresentar agora toda a estrutura social que estou planejando, e também as coisas que penso serem razão verdadeira. Também em relação às técnicas e administrações, existem os motivos pelos quais preciso ir expondo aos poucos.
Existem muitas críticas a este respeito, mas vou expor as minhas intenções sobre o porque de fazer assim.

As técnicas e os segredos da administração, se aprendidas, podem ser usadas por ora, independente das virtudes e desvirtudes do coração da pessoa.

Se comparada a uma faca, ela pode ser usada mesmo por pessoas que não conhecem a sua verdadeira maneira de usar. Se estiver na mão de uma criança, um louco ou débil mental, mesmo que não tenha más intenções, pode experimentar cortar alguma árvore preciosa, pode machucar outras pessoas, e também acontecer de machucar a si mesmo.

Além disso, isto também já faz parte das pessoas enlouquecidas, mas se estiver na mão de uma pessoa que não se importa com estorvo para outras pessoas e só pensa no hoje de si mesmo, pode se tornar instrumento para tomar dos outros, ameaçar os outros, ferir e matar, ou se vingar, e pode ser usado também para suicídio.

Também uma espada que corta bem, pode matar bem as pessoas. Nós estamos objetivando uma sociedade feliz que não tem disputas e que prospera junto com os outros. Não queremos que seja usada pelas pessoas que destroem isto, usam somente para a prosperidade de si mesmos, esparramam os males pela sociedade e traz resultados que até a própria pessoa vem a sofrer.

Não quero que seja aproveitada pelas pessoas de só eu, que tentam lucrar levando vantagem sobre outros, ou que usam como instrumento para vangloriar-se elevando a sua posição social aprendendo mais técnicas que os outros. Sem ser algo que tenta colher na frente dos outros, quero avançar em passos iguais tomando as mãos, esperando uns aos outros as pessoas que estão atrasadas e pessoas mais fracas.

As pesquisas para elevar as técnicas e métodos de administração são ótimas e temos que fazê-las avançar bastante. Mas na ocasião de usar isto na prática, quero utilizar para o objetivo da verdadeira felicidade (sociedade onde não existem pessoas infelizes) elevando as pessoas pobres.

Por mim, quero publicar logo para todos, não pelo fato de ser visto como se eu estivesse poupando conhecimentos, mas pelo sofrimento ao ver as pessoas repetindo os prejuízos. Mas ao pensar no "pela realização da terra ideal", não quero ser tomado em frente pelas pessoas que falam em alta voz somente pela boca, "eu, junto com outros" (vide lema da Associação Yamaguishi pag. 3) ou pelas pessoas que mesmo agora pensando "eu, junto com outros", podem mudar de repente.

Mesmo que elevem as técnicas e enriqueçam somente materialmente, a verdadeira sociedade feliz não há de vir, e não consigo ter intenção de ajudar a elevar terra para lugar alto ou os desejos materiais de somente uma parcela das pessoas.

Esta associação é para eu, os outros e os descendentes prosperarem, e construir um clima social que não existam raivas e disputas. Por isso quero que seja utilizado pelas pessoas que compreendam esta razão, prospere também a si mesmo, reúnam e se encontrem na Associação e cooperem para melhoramento, expansão e desenvolvimento.

Está resolvido que não vai ser transmitido em absoluto para pessoas que aprendem somente uma ponta das técnicas e pensa somente nos seus lucros, que não podem cooperar na associação que constrói a sociedade feliz ou que vão contra a associação. Para pessoas que no começo vem com toda receptividade, quando começa a entender um pouco não quer mais saber da sociedade ideal, não liga se a associação desapareça ou se surjam sacrificados e correm para os desejos imediatos mesmo atropelando as outras pessoas, a minha boca apenas vai se endurecendo.

Esta é uma maneira de avançar que numa rápida olhada pode parecer estreita, mas o mundo atual está num estado que é preciso fazer até isso. Nas entradas e saídas dos trens e ônibus, disputa pelos assentos, nas negociações de compra e venda, nos empreendimentos em conjunto, nas relações internacionais de interesses, está espalhada e repleta de costumes vergonhosos inferiores a animais irracionais de pensar somente no bem de si mesmo, e mesmo para corrigir isto, não posso fazer em absoluto a ajuda do crescimento das características bestiais.

Por mais condenações que eu receba das pessoas assim ou das pessoas com maneiras de pensar mimadas, eu vou amar a sociedade e a humanidade, e cooperar para a prosperidade das pessoas que se dedicam à sociedade de cooperação.

Assim, a prosperidade das pessoas de harmonia, fraternidade e cooperação, significa desaparecimento das pessoas egoístas que vão se regenerar para pessoas de juntos mutuamente, e haverá a chegada da sociedade feliz repleta de sentimento de amor fraterno.