7. Dia e hora


Deixando determinados dia e hora, não haverá necessidades de ficarem combinando o dia a cada vez e também de ficar mandando comunicados. Fica fácil montar o programa anual, deixam de esquecer os dias das reuniões, fica fácil de participar de outras reuniões de Kensan e também pessoas de outras regiões participarem; escolhemos um dia que não haja impedimentos para que depois não fique alterando vezes e vezes.

Como parece que nas Reuniões de Kensan Felicidade há dificuldade de surgirem conclusões se forem conversas em pé ou apressadas, é bom que seja um horário em que possa usar bastante tempo com espírito tranqüilo e com calma. Nos casos em que não saírem conclusões dentro do tempo, deve adiar para a próxima vez. Acontecem das resoluções levianas acabarem sendo causas de complicações .

Como fica difícil de coincidir horário que convenha para donas de casa, estudantes e assalariados, determinam-se os horários deslocando-os para manhã, tarde ou noite, conforme o mês, e além disso, as pessoas que vão participar, organizam suas agendas de tal forma que se ajustem ao horário desse dia.

Eu chamo de Agricultura 45, mas vamos fazer Kensan para aumentar a eficiência, para que tanto comerciantes como donas de casa possam logo ter um padrão de vida de nível mundial, com jornada de trabalho de 45 horas por semana; fazer plano de uso do tempo, e participar das reuniões de Kensan pelo menos uma vez por mês. Mesmo pessoas com preguiça de sair, ao saírem, fica fácil de sair, e ao participarem haverá avanços e melhorias, surgirão folgas de tempo e ficará mais fácil de participarem.

Jornada de trabalho 45 significa a jornada de trabalho padrão mundial e não quer dizer que esta seja a ideal; mesmo que hoje o padrão seja este, no futuro vai ser cada vez mais encurtado, e é provável que vão bastar cerca de 10 ou 5 horas de trabalho por semana, e também vamos nos esforçar no Kensan para que seja assim. Ensinam que "trabalhar faz parte da essência humana", ou ainda que "o trabalho é sagrado", mas não creio que haja algo sagrado nem nobre em seres humanos ficarem trabalhando nas coisas que podem ser feitas por animais e máquinas, substituindo-as embora tendo capacidade dezenas e centenas de vezes menor. Sem ao menos pesquisar, trabalhar com o suor nas testas nos trabalhos em que usando um pouco a cabeça, apenas uma vez, podem-se racionalizar os esforços por muito tempo. Vamos fazer Kensan para trabalhar o menos possível.