IV - Resumo
Em resumo, o dito aqui sócio feliz, é sócio material espiritual, e fala-se das pessoas que podem viver com prosperidade material e familiar, com saúde e com coração rico, e dessa forma qualquer pessoa pode entender. A felicidade verdadeira é quando isto se estender para o mundo todo, sendo esta a forma da vida humana de fato verdadeira, e tomo como ideal uma sociedade repleta de tais pessoas.
Mas o fato de no mundo atual existirem muitas pessoas vivendo o cotidiano contrário a isto, se deve a pessoas que não conhecem o meio para se chegar a isto, ou mesmo sabendo a direção, por estarem em uma confusão de um empurrar o outro, se torna difícil de seguir para a direção em que pensam.
Diante deste fato, a função dos dez membros é construir estradas seguras, plantar árvores nas beiras da estrada, semear flores aromáticas, colocar sinalizações de trânsito e fornecer diversos meios de transporte. Deixando assim, depois disto, cada um pode agir livremente através de sinalizações com suas próprias forças, ou andando ou tomando conduções, em direção ao objetivo que cada um visualiza.
Seria bom que todos soltassem e fizessem logo estas coisas. Mas enquanto estiverem se chocando, brigando e se bloqueando mutuamente cada qual com sua pressa, vai se irritando e perdendo tempo e cabeça, com fome e com cada vez menos dinheiro para continuar a viagem. Além disso, não consegue tranqüilidade se cada um não estiver segurando para si, os que estão com pressa não têm tempo para ficar construindo estradas, e enquanto estiverem sofrendo com a confusão, nem vão querer dar dinheiro para tais construções .
Aí, entram os dez membros fazendo o estopim para que as pessoas comecem a cooperar entre si. Pessoas que perceberam a tolice de continuar no estado atual, ou pessoas que já cumpriram uma função e estão com a vida folgada sem função, ou pessoas que mesmo sofrendo mais que outros no momento, podem viver motivadas no grande prazer de no futuro terem netos e muitos outros vivendo melhor, estas pessoas se juntando e trocando idéias, mesmo que no momento fiquem nus ou endividados, começando por algum ponto, pensando numa estrada boa que não precise ficar consertando depois, nas sinalizações que não necessitem orientadores de trânsito, preparando conduções, e assim qualquer um vai poder perceber que isto vai dar certo, e cooperar.
Mas, é claro que, mesmo os dez membros têm limite de forças e não podem viver somente respirando ar. Por isso as pessoas que entraram na nova estrada, com uma parte do que aumentou de ganho usando-a, podem cooperar na construção das próximas estradas e manutenção das conduções .
Não se pode esperar da bondade dos outros pois na próxima sociedade não existirá em absoluto agradecimentos, retribuições, doações, sacrifícios, submissão, vergonhas etc., nem vai precisar existir tais palavras.
Mesmo os dez membros, é melhor que não façam se for ações esperando agradecimentos ou retribuições, e é começar tendo preparo interno de poder sorrir com as faltas que virão das pessoas equivocadas.
Dizendo em palavras simples, os dez membros são pessoas que agem tendo como alegria a construção da sociedade ideal que tem somente sócios felizes, e que têm a consciência de lançar a vida nisto de forma mais eficiente e que a restituição não é nada além da realização da sociedade ideal. Mas isto é da livre vontade do indivíduo, e se tiver sacrifício das pessoas ao redor como famílias que não concordam, isto é impossível. E qualquer que seja a pessoa, o fato de agir com este sentimento mesmo por uma hora ou por dez minutos, vai ser de grande força e antecipará a realização.
Acontece às vezes de os dez membros terem ações parecidas com sacrifícios, numa forma de adiantamento.
Se diz sacrifício quando acaba sendo vítima de outra pessoa materialmente ou espiritualmente, mas nesta sociedade não tem sacrifícios e também para construir esta sociedade não vai ter nenhum sacrificado. A própria pessoa não pensa em retribuição, mas como no fato verdadeiro isto é um adiantamento, está num mecanismo que com certeza vai voltar de alguma forma. É um mecanismo também que não deixa tomar as amabilidades dos outros com pensamento fácil e ficar só nisso.
Daqui em diante eu vou desenvolver o movimento de felicidade o quanto o meu corpo permitir, apresentar idéias objetivas para poder fazer de forma mais fácil e certeira, examinar bem com pessoas que têm o mesmo propósito, cooperar e levar à prática sempre ativamente.
Por exemplo, libertar as pessoas das aldeias discriminadas tanto em nome como de fato, libertar os monges dos conventos que os restringem, as mulheres da situação de serviçal da casa, as viúvas da solidão, os portões das penitenciárias do cárcere, os japoneses da fronteira, casais jovens das casas antigas, pobres dos sofrimentos da vida, e dar o máximo de tratamento durante a vida humana aos doentes e idosos. Dar igual condição ao comerciante e ao comprador, libertar do sofrimento e confronto as pessoas do mundo, cortar todas as restrições desarrazoadas e continuar as atividades de libertar para vida verdadeiramente livre.
Como estão se juntando inúmeras pessoas de todo o país com disposição de darem até a vida, vai se realizar com certeza. Se é exagero ou se é mentira, ao examinar esta realidade, com certeza vai trazer algo para a sua vida. (incompleto)
25.11.1954