11. O método de efetivação concreta possível em tudo e qualquer coisa



Para levar este método de efetivação à prática, existem vários meios e ramos, e podem ser criadas pontas de início a partir tanto da área política, como da área econômica, educacional-religiosa, dos homens, ou das mulheres, dos estudantes ou dos velhos desempregados, ou até pelos doentes e deficientes físicos.

Mesmo entre as pessoas que, até agora, estavam contra, se considerando mutuamente inimigas, mesmo na relação de concorrentes do mesmo negócio, tanto do lado dos que oferecem os produtos, como do lado dos que os procuram, da posição de artistas como de estudiosos, tanto militares, prostitutas ou mendigos, podem efetuar grandes contribuições pela realização da sociedade ideal, através do método de efetivação concreta. E ainda podem puxar o início disso na frente de todos.
De fato, se puder ter certeza de que vai abrir o mundo claro do dia, penso que qualquer um vai concordar e cooperar.

Existem também, meios de começar pelos objetos materiais, pelos corações, trabalhos físicos, cérebros, ações individuais ou coletivas, ou instalações, etc.
Neste método, é como soltar água no arrozal, e assim como ao alguém provocar o começo abrindo a entrada da água, quanto maior a quantidade da água, quanto melhor estiver preparado o solo, quanto melhor fizer correr a água, com o arroz do jeito que estiver, rapidamente infiltra e satura o solo da parte mais baixa para a parte um pouco mais alta, e quando nos dermos conta vai estar cheio, automaticamente, sem forçar, vai se expandindo em cadeia e em círculo.

Este método pode ser aplicado em qualquer coisa e a idéia fundamental está em fazer viver de verdade os valores tanto de objetos como de corações ou até das vidas, ao utilizar ao máximo as características pessoais de cada um.

Por exemplo, as pessoas da sociedade normal desprezam os militares considerando-os piores que matadores de bois ou caçadores de cachorros vira-latas, mas a verdadeira função dos militares não é matar os homens, e ao se conscientizarem de que a missão é de proteger os homens, a lógica de que podem matar se forem inimigos (se bem que não existem inimigos neste mundo) vai ser insustentável. Vão poder perceber os meios para que eles mesmos, que devem ter pais, filhos, irmãos, e parentes, não precisem morrer. Deve estar claro que homem matar homem, é o máximo de selvageria; poderia começar reuniões de Kensan Felicidade dos militares, sobre os meios de como não precisar matar as pessoas.

Amar a vida dos soldados do outro lado, fazer as pazes dizendo: "-Vamos parar com coisas tão sem sentido", e cooperando mutuamente, nos trabalhos de restaurar as ruínas ao redor dos pés, proteger das tempestades e inundações, salvar os que estão se afogando, ajudar nos incêndios, também concorda com a verdadeira missão dos militares de proteger pessoas e materiais, e se tornarem somente soldados, que sem levar armas e explosivos, vão socorrer as pessoas, vão ajudar as famílias pobres, e os agricultores nas épocas de plantio e colheita, provavelmente vai ser bastante agradável, e vão ser amados e respeitados pelos povos do mundo inteiro.
Mesmo sem dizer até aqui, com a inteligência dos militares já devem ter entendido o método de efetivação concreta.

Disse que mesmo para mendigos e prostitutas. Mas cada qual tem o verdadeiro modo de vida, e pode atuar numa importante função, ou papel principal na realização da terra ideal. Se formarem o Clube dos Fãs de Suicídio, ou promoverem Reunião de Kensan Mundial dos Grupos de Vagabundos, eu irei como um dos participantes e darei a sugestão do método de efetivação concreta à minha maneira, e darei as explicações.

Em vez de relações internacionais de "meus lucros" entre os representantes das grandes potências, reuniões de Kensan Felicidade são o caminho muito mais perto, e não vai ser preciso enviar para o campo de guerra os filhos amados, para quem deu de comer e vestir desde o colo, ensinou na escola, amou e criou. Será que não dá para conversar sobre meios de presentear e enviar açúcar e cobertores com aviões e navios de guerra ?

Por mais que dêem razões habilmente, a guerra é selvagem, é violência. Deve ser evitada em absoluto. É um mundo realmente fantasmagórico, este em que marcham altivamente os diabos vermelhos, que prendem na cadeia o chefe do lar, com quem contam pais, filhos e esposa, e que pegam o que está com bandeira branca levantada, e talvez confundindo-o com uma galinha, sem aproveitá-lo para nada, torcem-lhe o pescoço sem piedade ... (oh! quebrou a caneta...). Será que no mundo dos diabos verdes que dão orações a deus e carregam o avião de bomba atômica, é mais fácil trabalhar no escuro ? A alma misericordiosa que faz saltarem para fora os globos oculares de centenas de milhares de pessoas num instante, elevando-as ao céu, não seria melhor se favorecesse a si mesmo em primeiro lugar ? É caminho muito mais curto para o céu, lançar no seu próprio país e todos se tornarem deuses.

Parece que ilustres representantes estão se esforçando, usando toda a inteligência que têm, no governo de países e nas relações internacionais, dizendo que é pela paz e felicidade. Mas será que, ao raiar a luz do mundo seguinte, não aparecerão os que têm a boca rasgada até a orelha, ou os que não vão saber onde esconder os rabos ? A astúcia e a inteligência rasa dos diplomatas tateantes, que estão em atividades no mundo das trevas onde transitam mil demônios e dançam as raposas e texugos, admitindo e aceitando a escuridão dizendo que é aparência natural e inevitável da sociedade humana, para nós, parecem atos inferiores ao da criança empilhando pedras no leito seco do rio.

Como somos incompetentes para viver num mundo assim turvo e turbulento, e detestamos coisas escuras e miseráveis, decidimos abandoná-lo, e implantando o projeto de fazer emergir o mundo caloroso do dia, iniciamos os trabalhos para a sua efetivação.

A próxima sociedade que objetivamos é um mundo alegre do dia. Como as tochas e lamparinas irão se tornar cargas desnecessárias, não vai ser necessário confeccioná-las nem guardá-las, e os portões dos cárceres serão abertos e tornar-se-ão portões do paraíso.

Em qualquer lugar, existem inúmeros meios fáceis de ir sem erro, mas se ficar enumerando um por um, vai ocupar muito espaço e pode atrasar o tema principal. Tudo pode ser feito através do método de efetivação, mas vamos deixar estes comentários para um outro dia e vamos entrar no tema principal.