1. O mundo dos fatos verdadeiros

O que exprime a Sociedade de Yamaguishismo da forma mais exata, clara e simples é : "O mundo dos fatos verdadeiros".

As chamadas sociedade feliz, utopia, o paraíso, o céu, etc., também podem conter os mesmos significados em palavras, mas penso que existe algo extremado na diferença da sua realidade.

Eu também uso estas palavras por conveniência, com o significado do mundo de verdadeiros fatos, mas viso algo único, que não muda em absoluto, sem ser provisório, falso, ou fantasioso.

Ao desenhar um ideal sobre a maneira de ser da sociedade humana, e ao isto se realizar, se acontecer de emergir um próximo ideal acima deste, significa que a anterior não era a sociedade ideal de fato verdadeiro.

Também em relação à felicidade, existem a felicidade verdadeira e as sensações de felicidade, e a felicidade verdadeira é imutável com o tempo mas a segunda depende das circunstâncias. E por mais que uma pessoa pense que é feliz em uma determinada sociedade, se estiver prejudicando outras pessoas, ou se esta felicidade vem a tornar-se infelicidade no meio do caminho, significa que não era felicidade de fato verdadeiro.

A sociedade onde não existe nenhuma pessoa infeliz, a sociedade feliz estável para sempre, esta é a verdadeira.

É importante que não hajam mentiras, falsidades e disfarces, tanto nos corações de ninguém como na organização social, e qualquer sociedade montada em teorias infundadas que explicam com suposições as coisas que não podem entender, tem a possibilidade de um dia desmoronar-se, e não é o mundo dos fatos verdadeiros.

Quando alguém que estava procurando riquezas materiais alcança fortunas, ou quando alguém que estava desejando posição social e honrarias obtém isto, sente-se na felicidade máxima; mas penso que não é possível dizer que esta é uma felicidade estável de fato verdadeiro.

Poder trabalhar com o corpo sadio sem nenhuma doença, pode ser uma das condições para a felicidade, mas isto também dependendo das circunstâncias, pode ser mais infeliz do que um enfermo; e por isso, pode ter surpresas se não souber se está fazendo o trabalho de fato verdadeiro.

Também acontece muito de um agricultor não ser agricultor verdadeiro, de um comerciante não ser um comerciante verdadeiro, de políticos, educadores e religiosos não serem verdadeiros. Mesmo nos lugares como fábricas, mesmo nas organizações em si, existem coisas erradas. Mas, cada um na sua posição, ao vivificar nisto o si mesmo de fato verdadeiro, não é possível acontecerem em absoluto as coisas como lutas; aliás a fábrica vai prosperar, e vai enriquecer a si mesmo. Esposa como esposa, marido como marido, pais como pais em relação aos filhos, existe o verdadeiro rumo de vida sem erro.

A sociedade onde cada pessoa conhecendo o eu de fato verdadeiro, cada qual é que pode viver o rumo de vida de fato verdadeiro, é o que estamos tomando por Sociedade de Yamaguishismo.