Agora o Japão é muito pobre espiritualmente e materialmente.
O que vai fazer este Japão o mais rico é a inteligência que ser humano tem, pode ser que sabedoria de uma pessoa faça com que Japão seja o primeiro do mundo, e não é milagre nem sorte por acaso. Onde está esta sabedoria, e mesmo que esteja em algum lugar, pode ser que acabe terminando sem poder extraí-la.
Quanto ao que vai descobrir e fazer crescer isto, são muitas as partes que devem à força política e força econômica.
E é pobre tanto num como noutro, e é especialmente notável a pobreza da política.
Realmente as condições internas e externas durante e pós guerra foram todas fora da vontade, e elas se tornaram causas e efeitos inter-relacionando de forma intrincada, além das dificuldades da política que rema conforme a correnteza das fortes pressões das ideologias - políticas - economias mundiais que não são fáceis e são impossíveis de evitar as durezas e sofrimentos multiplicados. Mas mesmo assim, não podemos considerar que mal governo é inevitável só porque são muitos os acontecimentos e muitas as dificuldades, e temos que nos inclinar para verdadeira política do povo que tenha, projetos baseados em julgamentos serenos acurados, e capacidade de prática ativa certeira e forte. O encarregado de administração do país executar a força as afirmações somente suas, ou trocar as suas funções e deveres e correr atrás dos poderes políticos, famas e obtenção de dinheiro sujo, são coisas absurdas, e se tiver mesmo que um pingo de tais ambições, deve ser sepultado como sendo pessoa desqualificada. Assim, devemos parar com política sem talento dependente dos países estrangeiros, elevar as forças próprias que vem de dentro, converter para política autônoma de força própria, antes de tudo completar o próprio país e consolidar a concepção fundamental que harmoniza com o mundo.
Dentro do projeto da concepção, são somente coisas importantes que não podem ser negligenciados nem por um dia, mas em paralelo com aplicações das medidas importantes de hoje que incrementa universalmente o bem estar do povo em geral, eu quero reforçar que existe aqui mais uma medida básica importante que é preciso começar agora imediatamente.
Mesmo dentro das ocupações com os problemas de hoje, devemos prevenir a quebra de amanhã e deixar feito plano e executado o futuro onde brilham as luzes, e mesmo que hoje seja sofrível, ao contrário acredito que é mais prudente apostar tudo nisto. Eu, hoje suporto se estiver podendo trabalhar e viver, no hoje estudo pelo amanhã, pelo daqui a dez anos lanço sementes de frutas e as cultivo, planto árvores pelo daqui a cem, mil anos, executo a força os preparativos das estradas e canais, e penso na riqueza de amanhã, dos filhos e netos das próximas gerações.
Presentear paraíso para os filhos amados que são prolongamentos de si mesmo é uma razão verdadeira sem erro, o resultado é se dedicar a si mesmo. Ao pensar na prosperidade de uma geração de hoje só meu ou na insegurança de acumular e viver dentro do cerco somente para filhos e netos somente meus sem saber quando pode ser invadido e destruído, o verdadeiro é fazer junto com pessoas unindo forças, e fazer pela felicidade de filhos e netos da mesma humanidade todos ligados em sangue. Como eu estou com certeza desta razão verdadeira, penso estar vivendo na alegria de amanhã junto com pessoas de mesmo pensamento. Mas no meio realmente existem pessoas que pensam que estas coisas deste aspecto são curiosidades de pessoas dedicadas especiais, e desejando somente o bem para si continuam indiferentes fazendo os seus atos que atrapalham e estorvam os outros. Mas como na nossa sociedade não existe nenhum sacrifício nem servir-se, é provável que infelizmente é impossível de eu ser e terminar como servidor destas pessoas, mesmo tentando ser.
Entre os projetos de amanhã, como um dos itens principais, o que quero levantar em primeiro lugar, e que acho que é o mais eficiente e que vai tornar rico este Japão, é descobrir o veio da mina da sabedoria, e explorar isto.
Gostaria de reforçar de forma absoluta os meios de contar com campeões de cérebro, descobrindo pessoas adequadas para o cargo de elucidar as condições da felicidade, aprofundar na pesquisa e descobrir, eliminando todas as condições que obstrói as atividades destas pessoas, protegendo estas pessoas e ajudando e cooperando tanto nos aspectos econômicos como psicológicos.
Sobre este ponto, mesmo atualmente estão instalando sistemas e aplicando-os, mas são coisas mornas que não vão totalmente a fundo e parece que não estão aparecendo funções suficientemente completas.
Os verdadeiros estudiosos, pensadores e pesquisadores, mesmo possuindo o máximo de aptidão nestes lados especializados, concentram cérebro e tempo num lado, e quanto mais tendem para este lado, pelo fato de tender, são muitas as vezes que muitas destas pessoas tendem a cair suas capacidades de vida econômica ou no aspecto da saúde física, perdem mobilidades tanto em tempos como coletas de materiais de pesquisa, ficam limitados pelas condições ambientais, surgem dificuldades para pesquisas livres conforme os pensamentos, sem conseguir emanar as suas capacidades esplêndidas, ficam reduzidos e mortos, enterrados e obrigados a interrupção.
Aplicação de política de proteger e criar grandes obras destes talentosos, ativar e positivar, é um problema de característica fundamental que irá fertilizar e cultivar as raízes, que em breve irá exuberar galhos e folhas e fará frutificar bons frutos, e ao mesmo tempo que esperamos o mais completo em relação a educação e as instalações do bem estar dos galhos e folhas como deficientes, doenças incuráveis, tratamentos e pobrezas, acho que devemos executar a força a política de cultivar a fonte da raiz.
Para tornar rico e feliz o Japão pobre, tenho dito repetidas vezes que é possível solucionar com as coisas psicológicas que são suas condições, e pela abundância dos objetos bens materiais em si. E para que os estudiosos da psicologia e estudiosos da física que se dedicam na elucidação fundamental destas soluções possam se lançar totalmente na pesquisa e esclarecimento, com saúde, sem ficar preso a sobrevivência, instalações e materiais de pesquisa, penso e desejo cooperar pelo reforço inédito que marcará a época, do projeto de tratamento prioritário dos estudiosos (se bem que não se limita a estudiosos).