3. Auto esclarecimento - crítica separada da pessoa
As atitudes e as palavras das pessoas que entram na vida de fé e crêem em deuses e santos, em geral são puras e retas, sendo úteis na purificação da sociedade, e cultivam as sensações de felicidade próprias e dos outros.
Mas por outro lado, as observações tendem a ser benevolentes e, por causa disto, às vezes até eu sou tratado como uma pessoa especial, e me sinto constrangido, sem encontrar palavras de resposta aos cumprimentos.
Na verdade, na sociedade vindoura, eu creio que posso chegar a estar num nível igual ao das outras pessoas, mas mesmo assim, não é nada que mereça reverências e, se for visto pelos padrões da sociedade atual, reconheço que sou um desalinhado, revoltado, mal agradecido e desvirtuado, que como megalomaníaco conversador que sou, não tenho qualificações para me postar na frente das pessoas, e que muito menos sou digno de ensinar e conduzir as pessoas.
No meu caso, eu não ligo nem um pouco para o fato de eu ser visto muito pior do que sou, aliás até aumenta o prazer futuro e não me incomodo com elogios e críticas; mas, se me vêem endeusando ou superestimando, surgem os riscos de decepções perante a realidade que sou inferior a simples pessoas, e se torna causa de erros no julgamento dos fatos.
Mesmo em relação às minhas ações, palavras, e esta composição da sociedade de Yamaguishismo, significa que estou apenas fazendo com as convicções que vêm da minha maneira de pensar; e por isso é importante que raciocinem separando a pessoa da razão, sem acreditar nisto como o máximo e definitivo.E além disto, que não se tome como impossível ou ruim por não coincidir com as coisas que você tem agora. Gostaria de ser corrigido sem tolerância, com visão crítica de rigor correto, sem passar pela pessoa e sem acreditar cegamente. Se misturar o si mesmo, como por exemplo simpatias ou sentimentos negativos, não surgem conclusões puras.
Existem pessoas desocupadas, que saem dizendo ser trapaça, que estou vendendo o nome, que parece que tenho intenções ocultas, políticas ou ideológicas, e através do efeito desta propaganda, está aumentando a cada dia o número de pessoas que se aproximam interessadas na Associação. E são muitas as pessoas que vêm à reunião, conhecem a realidade verdadeira, percebem o caráter pessoal, a baixeza de nível e as intenções daquele que propagandeou e, dizendo que o caçador virou caça, acabam se associando imediatamente e se aprofundando mais ainda.
Não há dúvidas quanto ao nível de inteligência ou à baixeza do caráter das pessoas que espalham tais boatos. Mas parece que no meio existem os que talvez estejam sentindo um certo temor, ao sentir algo em relação ao que está no fundo do meu interior. Estão acertando ao dizerem que é uma associação com fins lucrativos. A Associação em si não está lucrando nem um centavo sequer, e as pessoas que têm alguma função ou algum cargo na Associação também não receberam nenhum centavo de salário até agora, mas não há dúvidas de que é uma associação para que os membros associados possam lucrar bastante tanto material como espiritualmente.
Em relação à política, tenho grandes interesses tanto em externa como interna. E também tenho grandes desejos políticos como um ser humano que por si vive sobre a terra, mas quase não tenho tempo para ouvir discursos políticos e rádios. Não é nenhum motivo de orgulho mas já aconteceu de não ver um jornal durante três meses e sou um ignorante para as coisas do mundo, que às vezes vejo, e outras vezes não. Até já fui motivo de risadas ao falar numa palestra, sem saber que já havia trocado o primeiro ministro a muito tempo, e realmente, não conheço nada além do nome do primeiro ministro atual.
Assim, sou pouco inteligente, estou defasado em relação às coisas de agora, e além disto, para mim existem os trabalhos apropriados para as minhas características. É fato que não tenho coragem nem tempo para pôr os pés no mundo da política, e se tivesse tal ambição eu teria saído na oportunidade a dez anos atrás. Como não espero nada das composições políticas atuais, sobre esse ponto pode-se dizer que estão vigiando onde não existe nada.
Tem pessoas que fazem suposições sobre a minha ideologia, mas existe uma coisa que trago em constância desde a minha juventude. É uma ideologia bem definida, e como sei também que há coisas difíceis de combinarem com a atualidade, nunca pensei em empurrar isto a força através da violência. Também tenho consciência de que isto não se realiza em absoluto pela violência. Não é hora para apresentar por completo, é algo impossível por falta de tempo, e eu estou escrevendo enquanto em vida sob a previsão de que vai ser realizado dentro de duzentos anos, pelas pessoas que perceberem após a minha morte. Mas o método de rizicultura ou o método de avicultura em si que foram tornados públicos pela pessoa que por acaso, descobriu a avicultura através da minha plantação de arroz, esta é a miniatura da sociedade de Yamaguishismo, e a associação que se formou pela ressonância mútua e descobrimento mútuo dos pontos coincidentes um ao outro entre a minha ideologia e a ideologia das pessoas que a captaram naturalmente, esta é a Associação Yamaguishi ou a Associação de Avicultura Yamaguishi, e é uma ideologia que tem como base a harmonia entre a Natureza e a ação humana consciente.
Se é algo perigoso ou não, creio que as pessoas que puderem fazer a pesquisa da razão verdadeira pela filosofia da posição zero, podem ter uma idéia através das coisas que eu escrevi, falei e das coisas que vou expor daqui em diante. Sobre os que dizem que é trapaça, nem quero desperdiçar tempo para explicações. Se é ou não, vamos deixar por conta das observações de cada um com olhos cautelosos para não serem enganados. O tempo vai dar a resposta. Escrevo tantas inutilidades porque não tenho virtude.
Sentindo algo que não pode ser concluído em simples palavras de largar as maneiras de pensar próprias, volto a repetir.
Eu projeto o meu ideal, e sob a convicção de que o ideal pode ser realizado com certeza, sentindo a motivação de viver na realização deste ideal, os dias e noites que vêm e vão, são continuações ininterruptas de alegria e prazer. Mesmo que a casa caia, que as dúvidas me persigam, que as doenças me ataquem, ou que seja levado ao banco de réus pelas pessoas que me vêem de forma equivocada, antes de tudo, esta alegria não vai desaparecer e vai continuar pelo resto da vida. Em relação às falhas e erros, espero serem apontados frontalmente.