8. Sociedade confortável, só cor felicidade



O significado da palavra felicidade que digo aqui, não é a palavra em oposição à infelicidade. Estou dizendo-a a partir da nossa visão da vida, que vê como verdadeira forma, a vida que deve ser confortável e na qual existe somente felicidade. Se existe algo que sinta como sendo infelicidade, é porque existe algum erro em algum lugar, e ao procurar e eliminar a causa deste erro, pode-se voltar ao correto e verdadeiro estado.

A felicidade é o fato verdadeiro, e é natural que a vida seja assim. A infelicidade é um erro. Estou usando a palavra felicidade significando o verdadeiro estado da vida. Uma vida desagradável é erro, e a sociedade onde todas as pessoas podem viver confortavelmente é a verdade. Também não é correto chamar o mundo de algo efêmero, tomar a melancolia como algo que seja inseparável do mundo humano, e colocar na mente a idéia de que é impossível escapar disto.

O Homem verdadeiro, nasce dos pais com a vida, e é vida humana enquanto a vida está hospedada no corpo, é algo que um dia vai perder a vida e o corpo vai parar as atividades. E enquanto está vivo, executa diversas ações.

Estas ações não são as mesmas em todas as pessoas. Tem casos em que são espontâneas, ou pelas condições externas, avançando conscientemente, ou então inconscientemente. Dos resultados das ações deste espaço de tempo, há os que acabam sendo momentâneos, há também os que perduram por longo tempo, há os que são úteis, há também os que são inesperadamente errados, e até que o que restou desapareça por completo, mesmo que a pessoa morra, a razão é que as suas ações estão vivas.
Sem se limitar aos seres humanos, os outros animais também executam ações, e deixam algo. E tem os que vivem um ciclo bastante semelhante aos dos seres humanos. E assim como os outros animais possuem coisas que os seres humanos não possuem, os seres humanos também têm características especiais que os outros animais não podem imitar.

E ainda, mesmo entre os seres humanos, cada um tem capacidades diferentes e habilidades especiais, podendo fazer trabalhos superiores que outros não podem alcançar. Existem pessoas capazes de fazer bem qualquer coisa, pessoas inferiores em outras coisas mas máximo em um ou mais pontos, e outras pessoas com boas qualidades de potenciais inatos. Significa que para todos, as funções sociais e rumos da vida são diferentes conforme as características de cada pessoa, e viver uma vida mais adequada a si, e que os outros não podem imitar, é que faz com que a vida tenha significado.

A parte os pontos em que nada é possível fazer por serem de nascença, o verdadeiro é desenvolver bastante os pontos que podem ser desenvolvidos mediante o preparo das condições, e assumir a função onde está sendo mais necessário.

Os que não têm forças físicas carregarem cargas pesadas, ou os que têm a memória fraca assumirem funções que necessitem capacidade de memorização, são coisas sofríveis, a eficiência é baixa, e penso não ser possível dizer que seja confortável. O homem viver como homem, e a mulher viver a vida apropriada à mulher, isto sim é vida feliz.

Além disso, existem coisas que podem ser feitas por outros animais, objetos, máquinas, por montagem de mecanismos para que ocorram automaticamente ou naturalmente, e até mesmo serem resolvidas facilmente com uso de produtos químicos. Mas em seu lugar, serem feitas por seres humanos, não é utilizar o ser humano como ser humano, assim não são verdadeiras vidas humanas. Realizar o que pode ser feito somente pelo ser humano, isto sim é a mais elevada e verdadeira vida humana, e chamamos de sociedade feliz, a sociedade que pode viabilizar isto.

E para os idosos e as crianças, cada qual tem o seu rumo da vida, e também os enfermos têm o rumo da vida como enfermo, o mais apropriado.

Eu desaprovo em absoluto os atos de pessoas matarem pessoas, mas mesmo em casos assim, ou existem pessoas que na enfermidade, sabendo que logo vão morrer, ou na velhice, conhecem pela primeira vez a vida de verdade, e depois disto é que fazem a reviravolta para o verdadeiro rumo da vida, feliz e significativo. E a sociedade que faz felizes mesmo estas pessoas, esta é a sociedade confortável onde existe somente a felicidade.