O que vai ter uma função fundamentalmente grande para aumentar a produção de arroz e baixar o preço é a avicultura.
Eu ouvi e conheci partes dos diversos métodos de agricultura e eu mesmo experimentei imitar ser lavrador por alguns anos e o que sentí cada vez mais a sua necessidade e ainda agora tenho percebido um após outro é a inter relação íntima e inseparável dos vegetais com animais domésticos e principalmente o ciclo de causa e efeito do arroz-galinha-terra-arroz. Que o arroz se encaixa bem para galinhas é uma coisa que podemos declarar com firmeza baseado nos resultados de algumas dezenas de anos, é adequado para saúde, postura, engorda, os ovos e carnes porduzidas com arroz tem especialmente superior qualidade como no sabor, aroma e nutrição, e o fato do crescimento e brilho dos pintos serem espetaculares também é como comprovam os resultados fantásticos de todos os membros da presente Associação.
Em breve vai ter excesso de produção de arroz, mas quando chegar a isso, ao dar para gados, porcos e galinhas, vai ser aumentado produção de ovos e carnes saborosos de boa qualidade da forma mais econômica.
Não há necessidade de ficar falando agora que os efeitos de adubação com esterco de galinha para frutas, legumes, tubérculos, cereais, flores, chás, amoreiras, capins, etc. são notáveis e que fertilizam o solo, mas não é dizer demais que o problema da falta de arroz já está resolvido com isto. Mesmo que não desbravem montanhas e campos agora para plantar arroz, com área cultivada de arroz agora já é suficiente, ao contrário os arrozais de poucos metros quadrados no meio das montanhas devem ser arrumados e trocados em breve. Existem frutas, podemos pensar em culturas para ração e reflorestamentos, por mais que sejam japoneses pródigos em vida espiritual, vamos pensar um pouco na produtividade do trabalho, não considerar que dando para colher arroz já está bom, e acho que é produzir ração para galinhas e gados e planejar balanceamento nutricional com leite, ovos e carnes.
Sobre cultivo de arroz e galinhas tenho sempre falado nas reuniões de kensan e nas diversas oportunidades, todos os associados também já fizeram as experiências e vou parar pois acho que vão me repreender por ficar fazendo sermão para os santos, mas se não souber a maneira de usar esterco de galinha acontecem das plantas de arroz ficarem com indigestão, e gostaria que estudassem bem para não virem com indenização pelos danos como insetos, doenças e tombamentos. Na minha pouca experiência, depende também da natureza do solo mas quanto mais aplicar é maior a produção e dá para dizer que deve ser possível assegurar arroz para cerca de 100 milhões de pessoas com atual área de cultivo.
Para aumentar a produção do arroz para tal nível, é óbvio que é através do método de agricultura que se ajusta a isto, e também criar galinhas num número de cabeças que se ajusta a isto, e também cultivar nestas áreas de cultivo ração para criar estas galinhas.
Ao reformar o método de agricultura e ajustar o método de avicultura para este, vai ser possível continuar com administração confortável, mesmo que o ovo de galinha abaixe para menos de cinco yens cada. Os métodos de avicultura que precisa de mão de obra ou métodos de agricultura que fica atarefado são coisas feitas pelas pessoas estúpidas que correm atrás de duas lebres ao mesmo tempo e eu não tenho coragem de recomendar para outras pessoas.
Falo em cinco yens considerando como está o índice dos preços de hoje, e chegando a preço aproximado a isto, irá animar as mesas das pessoas de baixo salário ou renda mesmo quem trabalha no comércio como na indústria, a demanda irá se expandir indefinidamente para lanches, para matéria prima dos doces, para passeios, assim não haverá preocupação quanto a excesso de produção, acho que será recompensável também para fora do país, tanto agricultores como consumidores aumentarão a saúde com alimento proteico saboroso, barato e completo em nutrientes, ficará ativo e a quantidade de consumo de arroz irá diminuir drasticamente.
Isto irá melhorar a alimentação de todo povo em geral, a saúde e economia dos lares, dos idosos, das crianças e também dos doentes, não vamos pensar que é simplesmente avicultura mas conhecer a grandeza que faz a si e outros ricos mesmo em apenas um ovo de galinha, e gostaríamos de fazer comunicar os corações dos ambos tanto para produzir como para vender mesmo na hora de comer.
Os produtores não pensamos somente nos ganhos seus, vamos atentar para facilitar os consumidores baixando o preço do ovo, abaixar o custo de produção para que seja recompensável mesmo vendendo barato, elevar os resultados, e ter como prazer a administração que tem em primeiro lugar o interesse.
Os consumidores vamos tornar rica a vida com ovo barato, não vamos dedicar somente em acumular seus bens, vamos dedicar nos trabalhos de cada um, o operário se dedica em fabricar produtos bons como sendo o melhor dos operários, mesmo os funcionários e serviços públicos, de forma competente, imparcial, mesmo os educadores, em vez de fazê-la profissão para comer, ser verdadeiros educadores cheio de prazer, amados pelos seus alunos que cada um se tornando melhor que mestre, vem e o visitam na velhice. O religioso também sem se forçar querendo ser ele mesmo deus e buda, como a vida também ficará estável, eu estou achando que ao sair da casca do prestígio dos templos suntuosos e roupas reluzentes, se tornar ser humano verdadeiro que come carne e que tem esposa e se lançar para purificação da sociedade, não ficará sendo atormentado pelo peso na consciencia, e fará feliz tanto a si como aos outros do que ler as sutras com sensação de estar mastigando areia.
Na presente Associação para família de agricultores recomendamos a avicultura agrícola, os religiosos e educadores praticam a avicultura da vida humana, ligando diretamente a educação e religião viva para sociedade atual, correndo de leste a oeste para realizar a sociedade feliz desde este mundo, estão se devotando no caminho do como sendo verdadeiro religioso ou educador.