(abreviação de Sócio Feliz Material e Espiritual)
[após 5/1/1956 passa a ser chamado de membro do
"Departamento de Cooperação da Revolução".]
O fator importante na constituição da Sociedade de Yamaguishismo é que a ligação entre toda a humanidade seja através do sentimento de amor fraterno, e é algo imperfeito se existir raiva ou dúvida, por pouca que seja.
É o ajuntamento de uma família de amigos que não briga com ninguém.
A causa da briga está em existir erro em um lado ou em ambos os lados e ficarem teimando nisto mutuamente. Os que brigam ou que ficam com raiva são tolos. Ao ficar com raiva, é perceber: "-Oh, como sou um grande tolo", e, em primeiro lugar, ser uma pessoa sem raiva em qualquer que seja a situação.
Assim como o requisito para ser membro da presente Associação diz que é ser uma pessoa sem raiva em absoluto, se ficar se irritando não afloram nem os sentimentos de amor fraterno e nem pode ter felicidade nenhuma.
Nesta Sociedade Ideal vamos tornar abundantes as vestimentas, os alimentos, as moradias e os bens materiais, a ponto de fartar-se. Não é algo mesquinho que faz com que as pessoas suportem a pouca quantidade por resignação. E sem que alguém tome posse e monopolize ou concentre os bens desequilibradamente, qualquer um podendo usar livremente o quanto desejar, com todas as pessoas tendo uma vida estável de riqueza material farta, fazendo a reforma da compleição corporal, mantendo excelente inteligência e corpo saudável, tendo corações largos e ricos; estes são chamados de sócios felizes. Mas existem pessoas racionais e inteligentes com pouco sentimento de amor; ou lares onde não falta nada em termos materiais, sem problemas ou atritos, porém com algo que faz sentir uma certa frieza. Por outro lado, existem lares com calor e paz, mesmo sendo pobres em termos materiais. A Sociedade Ideal só é completa contendo este calor fraterno e acompanhada do ar que aflora sentimentos humanos.
Sistemas e mecanismos são da máxima importância. Mas por mais que seja um mecanismo social que pareça teoricamente esplêndido, se faltarem sentimentos humanos é como carne com o caldo já extraído, e uma sociedade sem calor, somente de teorias racionais, não serve para pessoas vivas. Mais do que nas partes visíveis aos olhos, o verdadeiro valor está nas coisas que não têm forma.
A atual política interna e externa,a economia,o mecanismo social e as leis serão reformados um dia. Mas mesmo que estejam errados, enquanto existirem, devemos absolutamente evitar de ignorá-los ou agir de forma não exemplar, que saia das normas estabelecidas.
Agora no momento, a pessoa que corresponde a Sócio Feliz, como sócio No.1, é um membro que se dedica à realização da sociedade feliz, e que enquanto estiver sobre o sistema atual, a partir daí procura o aumento de ganhos limpos que não o contrarie, eleva a vida da família através de bens com folga, cria excedentes tanto materiais como de tempo, coopera bastante nas obras sociais e no pagamento de impostos, prospera com todos tanto materialmente como espiritualmente. O ideal é que fique repleto de tais sócios e acabar com as pessoas pobres do mundo inteiro. Sócio feliz é a pessoa que pode participar das reuniões de Kensan Felicidade e reuniões específicas para estudar bem sobre ciência, técnica, administração e felicidade.