2. Os dez membros


(após 5/1/1956 passou a ser chamado membro integral)

Sócio feliz é a pessoa que coopera para a realização da sociedade ideal ao mesmo tempo que vai obtendo abundância material e espiritual também para si (ou seja, ganhando dinheiro). Dez membros indica por ora, pessoas que sem pensar em coisas materiais, posição social, honrarias para si, "colocando até a própria vida", concentram toda a energia na realização da sociedade ideal .

Mas também, não é algo que se movimente pelas ordens de alguém; espontaneamente, tal como se acredita, para que vivifique com o máximo de significado a si mesmo; sobre auto consciência e compreensão, se não for pessoa que sente o máximo de alegria em fazer sem esperar remuneração (trabalhos que se tornam gratuitos) , não tem a qualificação.

É esquisito chamar de membro completo e membro parcial, mas o membro completo é o mais rigoroso consigo mesmo, se dedica a fundo na sua totalidade somente a isso, concordando em se tornar mais pobre que qualquer pessoa do mundo, preparado até o zero para receber qualquer desconfiança das pessoas que se enganam ( apesar de esforçamo-nos para não acontecerem enganos, pessoas que escaparam disto), não estremece com ataques, criticas, mesmo sendo alvo de perseguições podendo passar a vida no fato verdadeiro, se acostumando no desinteresse somente de seu cotidiano e existência, se tiver veste, se não tiver não veste, casa e patrimônio, usa enquanto tem, não lastimando ao passar a não ter, tendo preparado o coração de ser natural passar a não ter, alimentos come se tiver, se não tiver não come, se não for pessoa capaz de praticar o rigor de não tocar nem com o garfo, ao saber que é subserviência ou contribuição sem coração dos outros, não tem qualificação.

Se tiver medo da morte, não é possível ser membro completo. Fortuna é algo que não se limita apenas com essa quantidade, com uma simples bomba atômica acaba voando pelos ares a casa com tudo mais, e apesar de no futuro algum dia morrer, parece que há pessoas que se preocupam com isto. Se não quiser ser, não precisa ser. Basta juntar dez membros integrais para virar o Japão inteiro e se o Japão mudar, algum dia, o mundo inteiro se tornará assim. Mas não é algo possível empurrando para as pessoas; tudo parte da autoconsciência; ser ou não ser membro integral está na livre vontade de cada um e creio que não existe nada exterior que diga para que seja ou que não deva ser.

Se pensar em fazer, partindo de si mesmo, mesmo mulher ou homem, jovem ou velho, estudioso ou analfabeto, ou mesmo doentes podem fazer sozinhos. Mas ao se juntarem pessoas com o mesmo pensamento e trocando idéias, ao cooperar entre si e praticar com força maior, aumenta muito mais o seu efeito, e antecipa a realização do mundo verdadeiro. Com cem pessoas em vez de dez, pode-se antecipar dezenas de vezes e por isso é bom juntar-se imediatamente; e como se vê atualmente, está sendo consolidada uma união nunca vista até hoje. Assim vamos fazer reuniões de Kensan dos membros de forma ininterrupta. Os membros parciais são pessoas que não conseguem se tornar totalmente, isto é, indica as pessoas que fazem em parte as atividades dos dez membros, ao mesmo tempo que vão consolidando até certo grau as fortunas e a vida conforme as conveniências da família e a sua própria vontade.

Fala-se em dez membros mas não quer dizer que tais e tais pessoas são e que tal pessoa é membro parcial, indicando pessoas específicas. É uma forma de chamar a pessoa enquanto ele está se dedicando à atividade tornando zero a si mesma e significa que há também membros de uma hora ou de duas horas.

Quanto ao que os dez membros fazem, o seu trabalho é acabar completamente com as pessoas infelizes, e construir a sociedade ideal com abundância material e espiritual. Tem como função, orientar para que o mundo inteiro fique cheio de sócios felizes e para que essas pessoas possam levar uma vida feliz.

É sua função construir um ambiente que facilite a qualquer pessoa tornar-se feliz. Se nascer o sócio completamente feliz número um, ou alguém perto disto, apresentá-lo largamente como sócio modelo para que sirva de exemplo e daí trabalhar para formar mais e mais pessoas ricas material e espiritualmente, e fazer a função de auxiliar para que tais pessoas continuem a vida feliz, de forma suave, sem tomar curso contrário.

Assim, mudando os costumes de uma vila desde a raiz, tornando-a uma vila feliz e construindo o estopim (começo) da felicidade em vários pontos do mundo, ao isto se propagar e expandir, quando encher o mundo inteiro de pessoas felizes, então vai ter abundância material, abundância de sentimento de amor fraterno, não haverá ninguém que invada, não haverá necessidade de guardar. Os dez membros também vão ser dispensados da função por não terem mais utilidade, e juntos com os sócios felizes material e espiritual, isto será somente um colorido de felicidade. Até mesmo a palavra felicidade vai desaparecer.

Na verdade a Associação Yamaguishi é a associação para a realização do mundo feliz e é próprio chamá-la de associação da felicidade; mas atualmente estamos na fase de transição e futuramente pretendo sugerir a alteração do nome.

No futuro o nome da Associação Yamaguishi vai passar a ser "Associação Felicidade Associação Yamaguishi", quando chegar a hora certa vai ser Associação da Felicidade, e no instante que a missão da Associação for cumprida, esta sociedade vai ser chamada com outro nome.

Diz-se dez membros, das pessoas enquanto estão sem que ninguém lhes peçam, em ação por conta própria nas atividades de formação e manutenção das pessoas felizes. Portanto o fazer isto, em si é a própria alegria e não é possível que existam retribuições ou palavras de agradecimentos dos outros; e é preciso ir preparado para, quando acontecer de receber palavras de reclamações, refletir se a sua ação estava errada, ou se faltou algo.

No mundo atual existem muitas pessoas que enxergam pequenos lucros mas não entendem as grandes ambições, ou que não conseguem compreender o que é verdadeiro. Existem também muitas pessoas pequenas, que entendem de forma equivocada com visão própria das coisas, ou que não reconhecem o erro, ou que se sentem prejudicadas por não ser como pensaram, ou que duvidando ou com raiva não vêm tocar de forma direta. Por isso, se não tiver disposição de receber tais pessoas com sentimento compassivo, então é não ser dos dez membros desde o início.